Instituto Teológico Shekinah no Brasil

Órgão oficial de ensino da Igreja Evangélica Assembléia de Deus Shekináh no Brasil

“Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mão, para que esteja por frontal entre os vossos olhos. Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos. Escrevei-as nos umbrais de vossa casa, e nas vossas portas”  Deuteronômio 11. 18-20

Nos dias atuais, onde a ciência se propaga de forma assustadora, os questionamentos são usuais, as experimentações e as relações ocorrem de forma rápida, os nichos culturais surgem e provocam seguimentos dos mais diversos, torna-se necessário que a igreja do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo se prepare para não se deixar levar por tantas heresias, esoterismos e misticismos que tentam de todas as formas modificar a essência do sentido do verdadeiro evangelho deixado por Jesus e seus apóstolos.

O Instituto Teológico Shekináh no Brasil tem o dever de propagar os ensinamentos apostólicos e, em conseqüência, criar uma barreira contra as inovações que querem fazer os crentes esquecerem que Jesus Cristo morreu na cruz do calvário para salvar o perdido pecador, resgatá-lo das garras do diabo, curá-lo por inteiro, batizá-lo com o Espírito Santo e levá-lo para o céu.

Não se pode negar que o ensino da Palavra de Deus remonta aos tempos antigos quando Deus, por Moisés, deu a Lei ao seu povo e exigiu que ela fosse ensinada com muita diligência pelos pais aos filhos, pelos sacerdotes ao povo em geral, pelos profetas e até por alguns reis zelosos.

Até mesmo durante o cativeiro babilônico os israelitas, embora privados do seu grande templo, não abandonaram, de todo, o ensino da Lei. Esdras e Neemias quando retornaram do cativeiro preocuparam-se em reeducar o povo na Lei.

O Senhor Jesus foi o “Mestre por excelência”. Não se limitou a ensinar apenas no templo e nas sinagogas, mas o fazia também ao ar livre, quer no campo ou na cidade e nas residências particulares. Tendo consumado a sua obra e encerrado o seu Ministério terreno, ordenou a seus discípulos a continuarem o seu tríplice ministério, e eles passaram a fazer a obra pregando, ensinando e curando.

Os apóstolos se aplicaram intensamente ao ensino e não permitiram que outras ocupações lhes subtraíssem o tempo e com isso “crescia a Palavra e se multiplicava o número dos discípulos” Atos 6. 2-4

Assim, Deus sempre deu muita importância ao ensino de seus estatutos, para tanto, chamou e preparou homens por cuja instrumentalidade tem separado do pecado “um povo seu, especial, zeloso e de boas obras”.

Neste contexto o Instituto Teológico Shekináh no Brasil foi criado para desempenhar a grande tarefa de educar e desenvolver o caráter de seus alunos, fazendo com que sejam verdadeiros cristãos e que suas vidas se assemelhem em palavras e obras ao ideal apresentado em Cristo Jesus.

Em seu Curso Básico em Teologia possui a seguinte grade curricular:

01 – INTRODUÇÃO BÍBLICA
02 – PENTATEUCO
03 – LIVROS HISTÓRICOS
04 – LIVROS POÉTICOS
05 – PROFETAS MENORES E MAIORES
06 – EVANGELHOS SINÓTICOS
07 – EVANGELHO DE JOÃO
08 – ATOS DOS APÓSTOLOS
09 – EPÍSTOLAS PAULINAS
10 – EPÍSTOLAS GERAIS
11 – ESCATOLOGIA
12 – TEOLOGIA SISTEMÁTICA
13 – HERMENÊUTICA
14 – HOMILÉTICA
15 – TEOLOGIA PASTORAL
16 – PARACLETOLOGIA
17 – HERESIOLOGIA
18 – EVANGELISMO E MISSÕES
19 – HISTÓRIA DA IGREJA
20 – GEOGRAFIA BÍBLICA
21 – CRISTOLOGIA
22 – TIPOLOGIA
23 – ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

APRENDA CONOSCO!

SEJA BEM-VINDO AO MUNDO DO CONHECIMENTO TEOLÓGICO!